segunda-feira, 5 de abril de 2010

Atalhos com ssh : ]

Até bem pouco tempo atrás não abria mão do meu bom e velho windows, seja ele o xp, vista ou 7, para meu computador desktop, não que fosse contra os desktops linux, mas ainda não botava fé 100%. Comecei a usar o UBUNTU a uns 6 meses e praticamente tenho abolido o windows, mas sempre fiquei com saudades do putty para realizar as conexões nos servidores que administro no trabalho.

Cheguei ao absurdo de até rodar no wine o putty, mas não é tão elegante assim, então essa dica é para agilizar as conexões realizadas a partir do terminal, por exemplo:

Digitaria normalmente assim para conectar em um servidor xpto.net, na porta 33100, com o usuário cunha.

$ ssh -p 33100 cunha@xpto.net

Após algumas mudanças passarei a conectar assim:

$ ssh xpto

Para isso, você deve entrar na sua pasta home (ex: /home/cunha) e entrar no diretorio .ssh, atente o . antes do ssh, tornando o diretório invisível a um simples ls -lh.

O passo seguinte é criar o arquivo config, com o seguinte comando:
$ touch config

E para finalizar, utilize seu editor preferido e preencha o arquivo recém criado com as seguintes entradas:

Host xpto
Hostname xpto.net
User cunha
Port 33100


Você pode adicionar neste arquivo quantos servidores quiser. Para mais informações, utilize:

# man ssh_config

ATENÇÃO: em ambientes que exijam mais segurança, esse tipo de configuração pode não ser uma boa, pois se for capturado por um intruso, pode acabar revelando seus servidores. Não que o intruso não pudesse descobrir da mesma forma, mas torna mais fácil o serviço. Uma prática muito recomendável é alterar as permissões desse arquivo, para somente seu usuário ter direito de ler e escrever nele.

$ chmod 600 /home/cunha/.ssh/config

Nenhum comentário:

Postar um comentário